O Grêmio acertou a venda de um dos maiores talentos das categorias de base do clube. O jovem Gabriel Mec já tem seu futuro definido e será o Chelsea, da Inglaterra. Mesmo com apenas 16 anos de idade, o jogador já está com data marcada para ir ao futebol europeu. O negócio foi fechado no último domingo (4) e deve chegar aos 24 milhões de euros, aproximadamente R$ 150,2 milhões, com metas incluídas. O contrato da jóia será de cinco anos com opção de mais dois anos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Nas últimas semanas, Neymar Pai, empresário do jogador, esteve em Porto Alegre para iniciar as conversas. As duas partes alinharam o acerto neste domingo. O Chelsea ofereceu cerca de 15 milhões de euros, cerca de R$ 91,8 milhões.
O clube ainda trabalhava para definir os termos das cláusulas de produtividade, que podem elevar os valores da transferência. Situações como o desempenho no time profissional e eventuais convocações para a seleção brasileira devem constar no contrato firmado entre as partes.
Gabriel Mec já possui um pré-acordo assinado que garante ao Grêmio o pertencimento de seus direitos econômicos. O clube já considerava como tendência uma venda precoce, principalmente pela extensa lista de sondagens e consultas de clubes europeus. Borussia Dortmund e Manchester United foram outros clubes interessados recentemente.
O atleta atualmente está na equipe sub-20 e ainda não figura no grupo profissional. Mec ficará em Porto Alegre até completar 18 anos, em abril de 2026. O mesmo vai acontecer com Estêvão, assim como foi com Endrick, que chegou ao Real Madrid tem pouco tempo.
Em junho, o Chelsea veio ao Brasil e comprou Estêvão, do Palmeiras. Os ingleses ainda têm interesse em Gabriel Mec e seguem em contato com o Grêmio para aumentar a oferta pelo jogador.
Leia mais: Mauricio reencontra Internacional em busca de afirmação