A brasileira Beatriz Souza é campeã olímpica em Paris. A judoca levou o ouro na categoria “acima de 78kg” em sua primeira participação nas Olimpíadas.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
A presença de Beatriz nos pódios, entretanto, não é surpresa para quem acompanha o esporte. Ela é presença constante entre as primeiras colocadas nas principais competições do judô mundial.
Na semifinal, a brasileira eliminou a número um do ranking e, na final, venceu a israelense Raz Hershko, número dois. A vitória na decisão veio por waza-ari, conquistado aos 44 segundos. Com um o-soto-guruma, ela derrubou a adversária de lado, mantendo o controle da luta até o final.
Emocionada, Beatriz definiu a conquista como “uma das melhores coisas do mundo” e dedicou a medalha à sua mãe e sua avó.
Em campeonatos mundiais, Bia tem duas medalhas de prata – em Budapeste (2017), no torneio de equipes mistas, e em Tashkent (2022) no individual. Além disso, ela tem também quatro medalhas de bronze – em Tóquio (2019) e Budapeste (2021), no torneio de equipes mistas e Budapeste (2021) e Doha (2023), no individual.
Em Pan-Americanos, ela conquistou uma prata em Santiago (2023), no torneio por equipes mistas, e dois bronzes, em Lima (2019) e Santiago (2023), no individual.
Leia mais: Seleção Brasileira jogará contra o Equador no Couto Pereira.