Dentro do G-6, São Paulo e Botafogo medem forças em um bom jogo na parte de cima da tabela. O Tricolor vem de um empate sem gols com o Juventude, em Brasília, e quer encostar no líder do Brasileirão.
O time paulista é o quinto colocado do torneio, com 31 pontos. Já o Glorioso, ganhou de 1 a 0 do Internacional no Nilton Santos e segue na liderança do campeonato, com 39 pontos, oito a mais que o Tricolor Paulista.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Curiosidades
O Botafogo não perdeu em seus últimos cinco jogos contra o São Paulo no Brasileirão Série A (4V 1E). É a segunda maior sequência invicta do Fogão contra o Tricolor na era dos pontos corridos, atrás de uma de seis jogos entre novembro de 2009 e maio de 2012 (5V 1E).
O São Paulo não perdeu em seus últimos cinco jogos em casa contra times cariocas no Brasileirão Série A (4V 1E). A última derrota do Tricolor como mandante contra times do Rio de Janeiro no campeonato foi justamente contra o Botafogo: 0x1 em outubro de 2022.
O Botafogo venceu seus últimos cinco jogos no Brasileirão Série A. As únicas duas vezes que o Glorioso alcançou seis vitórias consecutivas na primeira divisão aconteceram entre julho e agosto de 2008 e entre junho e julho de 2023.
O São Paulo é um dos três times que ainda não cometeu pênaltis no Brasileirão Série A 2024, ao lado de Vasco e Bahia. Além deles, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino também não sofreram gols de pênalti no campeonato.
O Botafogo é o único time que não sofreu gols de fora da área no Brasileirão Série A 2024. O Fogão também é o time com mais gols em finalizações de fora da área no campeonato (8).
São Paulo
A equipe tricolor fechou sua preparação para o duelo e poderá contar com os retornos de Igor Vinícius e Welington, que cumpriram suspensão na última rodada, mas não terá Zubeldía à beira do campo devido ao terceiro cartão amarelo. O auxiliar Maxi Cuberas dirigirá a equipe pela segunda vez. A primeira foi a vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, também em casa.
Nova contratação para a sequência da temporada, o volante Marcos Antônio, que veio da Lazio (ITA) por empréstimo, esteve no CT da Barra Funda, onde foi anunciado oficialmente nesta terça, realizou alguns trabalhos físicos, mas ainda não está a disposição do técnico.
O atacante Calleri, em recuperação de dores na região posterior da coxa direita, voltou a participar de parte da atividade. A expectativa é que o argentino possa se recuperar a tempo de poder reforçar o time. Se ele não jogar, André Silva deve ser o substituto.
Provável Escalação:
Rafael; Igor Vinícius (Rafinha), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas, Luciano e Ferreirinha; Calleri (André Silva). Técnico: Maxi Cuberas
Lesionados: Pablo Maia (lesão no bíceps femoral) e Alisson (fratura no tornozelo)
Botafogo
Do outro lado, o Botafogo chega embalado pelas cinco vitórias consecutivas e não perde há sete rodadas no Brasileirão. O time carioca lidera a tabela, com 39 pontos conquistados, e visa levar o título simbólico do primeiro turno.
O técnico do Glorioso, Artur Jorge, terá ausências importantes. O atacante Júnior Santos sofreu uma fratura na tíbia e desfalcará o time por um longo período. Já o meia Eduardo realizou um procedimento cirúrgico no reto femoral da perna direita e deve perder o restante da temporada.
Rafael, Matheus Nascimento e Jeffinho seguem entregues ao departamento médico. O novo reforço Thiago Almada e o goleiro Gatito Fernández servirão seus respectivos países nas Olimpíadas de Paris.
Provável Escalação:
John; Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus; Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge
Lesionados: Pablo (lesão na coxa), Philipe Sampaio (problemas físicos), Rafael (lesão no joelho), Eduardo (lesão muscular), Jeffinho (lesão na coxa), Júnior Santos (fratura na tíbia) e Matheus Nascimento (lesão na coxa).
Ficha técnica:
São Paulo X Botafogo
Campeonato Brasileiro 2024 – Décima nona rodada
Data e horário: 24 julho de 2024, às 19:30h (horário de Brasília)
Local: MorumBIS (SP)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
ONDE ASSISTIR: SporTV e Premiere
Leia também: Calleri treina, mas deve ser reserva contra o Botafogo