A noite da última quinta-feira (11) foi de vitória alvinegra no Campeonato Brasileiro. O Botafogo visitou o Vitória e venceu a partida por 1 a 0, com gol de Jefferson Savarino.
A partida foi disputada no estádio do Barradão, em Salvador, na Bahia. Ela foi válida pela décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro e o resultado dela garantiu o Botafogo líder da competição.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Com a derrota do Flamengo para o Fortaleza por 2 a 1, o resultado garantiu o Botafogo líder do Campeonato Brasileiro com 33 pontos. O Palmeiras, que venceu o Atlético Goianiense por 3 a 1, fica empatado com o alvinegro em pontos, mas é superado pelos critérios de desempate.
O Flamengo, antes líder, agora passa a ocupar a terceira colocação, com dois pontos a menos do que as duas equipes. O Bahia vem logo atrás, com um ponto a menos que o rubro-negro, fechando o g-4.
A disputa pelas posições mais altas do Campeonato Brasileiro vem sendo muito competitiva e garante um entretenimento além do que se vê dentro das quatro linhas.
Como foi o jogo?
Botafogo e Vitória fizeram uma partida muito competitiva, apesar do favoritismo em favor do Botafogo antes do rolar da bola.
O clube da casa fez jogo duro e não vendeu barato o resultado. Chegou a ter superioridade técnica em diversos momentos da partida e teve chances claras de gol em seu favor.
Apesar disso, prevaleceu a estabilidade mental e o senso competitivo do Botafogo, que mostrou que, se lidera o campeonato, não é por acaso.
A primeira trama clara que poderia resultar em alguma mudança no placar foi quando, aos 11 minutos da segunda etapa, o Botafogo teve pênalti em seu favor. O meia Eduardo foi o escolhido para cobrar, mas mandou a bola para fora do gol.
No erro de cobrança, o meia pisou em falso e sentiu dores no calcanhar esquerdo, tendo sido substituído alguns minutos depois.
Apesar disso, precisou-se de apenas três minutos para que, novamente, se criasse uma trama favorável ao alvinegro, esta com final feliz. O camisa 10 Savarino aproveitou a sobra de um chute do volante Tchê Tchê para abrir o placar em terras baianas.
O restante da partida garantiu investidas ofensivas ineficientes para ambos os lados. Dessa forma, o placar não mais foi mexido e o 1 a 0 prevaleceu no resultado.
O que os técnicos falaram?
Artur Jorge (Botafogo)
Preparação para duelo contra o Palmeiras.
“Vamos fazer uma preparação de forma segura, capaz. Vamos pensar a melhor forma de contrariar esse Palmeiras, que é uma equipe muito boa. Tendo em conta aquilo que tem sido o desempenho desse Botafogo, seguramente não terá ninguém que ficará contente ou satisfeito de enfrentar essa equipe também.”
Análise sobre a entrega da equipe.
“Destacar a entrega da equipe, um coletivo forte que procurou controlar. Estivemos grande parte à frente. Perdemos uma situação numa casualidade, que perdemos também o Eduardo. Tivemos ânimo para buscar a vantagem levar a vitória e os três pontos para seguir o nosso caminho.”
Possibilidade de Allan e Igor Jesus estrearem diante do Palmeiras.
““Estamos tentando fazer a integração de forma progressiva. Têm treinado muito bem, foram bem acolhidos, são jogadores que recem que estão há muito tempo. Tendo em conta não só o que é adaptação, como a condição. Temos boas perspectivas de poder contar com eles no próximo jogo.”
Situações físicas de Luiz Henrique e Eduardo, lesionados.
“O Carlos (Eduardo) é mais preocupante pelo momento e a forma como acaba se lesionando. O Luiz não parece preocupante, porque foi uma gestão pelo problema que estava tendo para não correr o risco de perdê-lo mais para frente.”
Tiago Carpini (Vitória)
Ausência de Dudu.
“Opção minha mesmo, não sou obrigado a relacioná-lo. Prezo muito pelo ambiente, pelo vestiário. Ele segue treinando. No próximo, se eu entender que ele deve jogar, colocarei. Caso contrário, segue fora. Ele é atleta do Vitória. Segue nos planos. Se eu vou usar ou não, é outra história. Já falei que é opção minha. Eu usei os três volantes, como uso há um bom tempo. O Dudu foi uma opção minha. Os problemas internos a gente trata internamente. É a terceira vez que a gente está falando do Dudu. É o Vitória e depois o Dudu. A gente está dando muita importância. Eu não levei o Dudu, e enquanto não mudar o comportamento eu não vou levar. Enquanto eu estiver aqui, o Dudu vai ser sempre respeitado, mas precisa entregar o que a gente espera dele. O Dudu está fora desse jogo, o próximo eu não sei o que vou fazer. Mas não vou mais falar do Dudu.”
Análise sobre momento do time.
“Jogo igual em vários aspectos, com oportunidades para as duas equipes. O jogo se desenhou para quem abrisse o placar, difícil ter uma virada. Em alguns momentos o Vitória foi melhor, em outros o Botafogo foi melhor. A trave foi nossa amiga no último jogo, hoje jogou contra. Não quero entrar no mérito da arbitragem, mas hoje foi determinante para o resultado. O lance do Everaldo, no final, lance de 1 x 1 para entrar na área era lance para segundo amarelo. Durante todo o segundo tempo o jogo não fluiu. É complicado. A falta de respeito que os árbitros tratam os profissionais é lamentável. Mas nada vai mudar. Não vou me alongar nisso. Quero enaltecer a entrega dos atletas. Chegamos ao fim de uma sequência dura e estamos fora do Z-4, o que é importante no aspecto emocional.”
Análise sobre gol sofrido.
“O Lepo não erra sozinho. Assumimos toda a responsabilidade. No meu primeiro jogo me criticaram porque escalei Bruno Uvini. Ele bem fisicamente e bem clinicamente. Hoje ele se encontra em um momento em que volta de transição há mais de 30 dias sem jogar. O Lepo fez dois grandes jogos naquele setor. Se o Lepo vai bem, ninguém fala nada. Se o Lepo erra, perguntam por que não joga o Bruno Uvini. Ele está há um mês sem jogar. São opiniões e eu respeito. Entendi que o Lepo fez um bom jogo. Não só hoje, mas também na partida anterior. Uvini vai ter oportunidade de voltar e ocupar seu espaço. Gosto do jogador.”
Próximos desafios
O Botafogo volta a campo na próxima quarta (17), quando recebe o Palmeiras em casa, no estádio Nilton Santos. O Vitória também retorna a campo neste mesmo dia, mas para viajar para o Ceará, onde enfrentará o Fortaleza.