A noite da última quinta-feira (11) foi de empate para o Fluminense no Campeonato Brasileiro. O Tricolor mediu forças com o Criciúma no estádio Heriberto Hulse e teve placar de igualdade contra o Bugre, em 1 a 1.
Os gols foram marcados por Matheusinho (Criciúma) e Kauã Elias (Fluminense).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O confronto valia a oportunidade do Fluminense pontuar para sair da condição de lanterna do Campeonato Brasileiro, porém o Tricolor foi mal sucedido nesse objetivo.
O Criciúma impôs grande dificuldade e impediu que o time visitante saísse de campo com a vitória. Para o lado do time mandante, o resultado é relevante para o afastamento da zona de rebaixamento.
Nesse momento, o Criciúma conta com 17 pontos, 5 a mais do que o primeiro time na zona de rebaixamento, o Corinthians.
Já o Fluminense chega aos 8 pontos, 3 de distância para o vice-lanterna, Atlético-GO, e 6 para o primeiro time fora da zona, Cuiabá.
Como foi a partida?
As duas equipes mediram forças não só no placar, mas na forma de atuar. Se viu em campo duas equipes muito parelhas em condições de ferir o adversário.
O Fluminense veio a campo sem muitas modificações em relação ao confronto anterior, a derrota para o Fortaleza fora de casa.
Foi uma partida com muitos chutes a gol, isto é, goleiros muito acionados. Foi uma boa atuação do goleiro Fábio, do Fluminense.
Também foi uma partida muito faltosa, com 22 faltas marcadas no total. Apesar disso, o confronto teve muitos momentos de fluidez nas jogadas.
O placar foi mexido a primeira vez por Matheusinho, quando o atacante aproveitou rebote de uma jogada do Criciúma para abrir o placar em Santa Catarina.
O Fluminense passaria a ter dificuldades ao ficar pressionado pelo placar, mas contaria com a estrela do jovem Kauã Elias para garantir o empate. Ele aproveitaria uma boa jogada coletiva para somente empurra ao fundo das redes do goleiro Gustavo.
O que os técnicos falaram do jogo?
Mano Menezes
Sobre a questão da idade no elenco do Fluminense: “Na entrevista de apresentação, disse que não ia ser a idade que seria determinante. Para os jovens, não tem idade. A questão é produção, é rendimento. A gente respeita muito o campo e o campo mostra que eles merecem essa oportunidade. E terminar os jogos em intensidade alta. Você tem uma sequência muito grande de jogos. Temos que ter elenco para entrar em qualquer momento do jogo.”
Análise sobre a partida: “Acho que a equipe fez um bom jogo, a gente estabeleceu uma superioridade em quase todos os quesitos do jogo. Ficou evidente que a gente tem a capacidade de enfrentar qualquer adversário, em qualquer lugar. Aqui é difícil jogar, o Criciúma impôs dificuldades aqui contra quase todo mundo. A gente sabia, ainda mais com as características que o campo estaria pela chuva dos dois últimos dias, que seria um jogo muito pesado. As duas equipes souberam jogar o jogo, tivemos poucas faltas. Foram equipes muito inteligentes para evitar um lance que hoje poderia decidir, de bola parada.”
Avaliação sobre o resultado: “A gente leva um ponto que certamente não é o ideal, mas nessa hora das contas, você tem que saber que o adversário não fez três. Você tira dois pontos de última hora do adversário, e me parece, com méritos. Criamos para fazer até mais do que um gol. Estamos melhorando, retomando, esse é o caminho. A equipe mudou o comportamento, a entrega dos jogadores foi elogiável.”
Cláudio Tencati
Análise sobre o resultado: “Triste pelo resultado, mas também tem que saber que somamos um ponto. É ruim? É ruim, porque poderíamos ter mais dois na tabela, com certeza, a gente desperdiçou uma oportunidade grande para somar três pontos, mas também entender que a competição tem às suas dificuldades, uma equipe que melhorou muito nos últimos jogos, já sobre o comando do Mano Menezes.”
Análise sobre o momento recente da equipe: “Vejo que a performance da nossa equipe tem tido uma regularidade boa, quando perde, perde por detalhes, ou deixa de ganhar por detalhes, como foi hoje, como perdemos lá para o Vitória. O único jogo fora da curva foi contra o Cuiabá e os demais a gente tem uma ideia que a equipe suportou.”
Possibilidade de retorno de Felipe Vizeu contra o Corinthians: “Ele treinou e esse jogo aqui a gente não trouxe porque não fez nem um coletivo ainda, nem um campo mais aberto. Contra o Corinthians, agora que tem um tempo maior para treinar, inclusive com a equipe, ele já vai estar à disposição.”
Próximos desafios
O Fluminense volta a campo somente no próximo dia 21, quando visita o Cuiabá pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Criciúma volta a campo volta a campo na próxima terça (16), quando visita o Corinthians pela décima sétima rodada da competição.