Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama após 14 anos no futebol europeu. Em retorno por empréstimo ao clube que o revelou, o jogador foi cedido pelo Aston Villa e foi a primeira contratação do cruzmaltino para a sequência da temporada de 2024.
Formado em São Januário, Coutinho começou no Futsal do Vasco da Gama. Com pouca idade, a habilidade do ‘Pequeno Mágico’ nas quadras chamou atenção, e o atleta fez a transição para o futebol de campo, auxiliado pelo ex-jogador Zeíca.
Em 2008, ainda nas categorias de base, Philippe foi vendido para a Inter de Milão (ITA), por 3,8 milhões de euros (na época, equivalente a 10 milhões de reais), com apenas 16 anos de idade.
O meio-campista estreou no profissional no ano seguinte da venda, numa partida contra o Duque de Caxias, terminada em 0 a 0.
O primeiro gol do ‘Pequeno Mágico’ com a camisa do Vasco foi no emblemático 6 a 0 contra o Botafogo, pelo Carioca de 2010. Jogo que deixou registrado o estilo de jogador que Coutinho se tornaria na Europa, com seus dribles curtos e precisos.
A formação no futsal do Vasco lapidou a caminhada de Philippe no cenário europeu. Com a característica de um meia-atacante que caía pelas pontas, Coutinho adaptou a forma de jogo da Europa com as suas assinaturas, e brilhou nas suas passagens no futebol mundial.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Entre Milão, Barcelona, Liverpool e Munique, o ‘Pequeno Mágico’ acumulou muitos títulos vestindo as camisas dos clubes. Pelo Bayern de Munique (ALE), chegou ao ápice do futebol europeu conquistando a UEFA Champions League, com a 10 do time bávaro.
Figurinha carimbada na Seleção Brasileira, a presença de Coutinho também foi muito importante em competições de nível continental e mundial. Esteve com a amarelinha na Copa do Mundo de 2018, na Rússia e na conquista da Copa América de 2019.
Insatisfeito no Barcelona depois da volta de empréstimo no Bayern, Philippe foi emprestado para o Aston Villa até o fim da temporada europeia de 2022. A pedido de seu ex-companheiro de Liverpool Steven Gerrard, técnico do Villa na época, Coutinho chegou no time inglês com opção de compra no contrato.
Mágico em sua passagem por Birmingham, o Aston Villa acionou a cláusula de compra do atleta por 20 milhões de euros (R$112 milhões), e Coutinho se transferiu em definitivo para o Aston Villa, com contrato até junho de 2026.
Com poucas oportunidades na reformulação do time inglês na temporada 2022-23, em setembro de 2023, Philippe Coutinho foi emprestado para o Al Duhail (QAT).
Em maio, Coutinho rescindiu com o clube catari e um retorno ao Vasco ficou próximo. Após especulações, os rumores ficaram cada vez mais fortes com a chegada do jogador ao Rio de Janeiro, mês passado.
Precisando somente do aval do Aston Villa, nessa quarta-feira (10), Philippe Coutinho foi anunciado nas redes sociais do cruzmaltino. No retorno do ‘Pequeno Mágico’ a São Januário, o atleta vestirá a camisa 11 e projeta sua volta com grande expectativa.
“É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo.”
Leia mais: Souza assina com Vasco até dezembro de 2025