Mano Menezes é oficialmente apresentado pelo Fluminense

Treinador é oficialmente anunciado pelo Fluminense e revela projeções para novo trabalho, apenas seu segundo no futebol carioca

Durante a tarde desta quarta-feira (03), o Fluminense anunciou, de forma oficial, a contratação do técnico Mano Menezes. Em seu centro de treinamento, o clube promoveu uma entrevista coletiva para fazer a apresentação do novo treinador.

Mano chega para substituir Fernando Diniz, recentemente demitido pelo Tricolor.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

Na sua apresentação, Mano respondeu sobre os mais variados detalhes da sua carreira e da decisão que tomou por aceitar o desafio de treinar o Fluminense numa situação.

Análise sobre o momento do Fluminense

Perguntado sobre o que o fez aceitar a proposta do Fluminense, Mano fez uma breve análise sobre como entende ser a situação do clube nesse momento e como entende que pode agregar nela.

“O futebol é momento, situação específica em cada lugar. Acho o elenco do Fluminense muito qualificado, com muitos jogadores vencedores e experientes. O futebol nos remete a momentos bons e momentos difíceis, como esse. Nessa hora, você ter conhecimento para estabilizar, não criar crises, principalmente emocionais, tem um valor muito grande para a equipe. Eu não sou um técnico que partilha de uma ideia só de jogar, eu acho que todas as idéias do futebol são boas, mas acho que para elas serem boas elas precisam ser bem executadas. Acredito que o Fluminense, quando foi me convidar, já sabia que seria assim. Tenho uma trajetória de 20 anos de trabalho. O momento requer essa experiência e esse equilíbrio e a característica dos jogadores não atrapalha o que eu vou pensar para a equipe. Futebol é rendimento e tenho certeza que eles tem a capacidade de render bem com o que a gente quer para esse momento. Vamos tentar estancar nesse primeiro momento que passamos e sempre é importante, num curto prazo, tomar as decisões certas. Isso é o que passa tranquilidade ao jogador e ao torcedor, que está muito angustiado nesse momento.”

Mudança na maneira de jogar

Perguntado sobre a maneira com a qual fará o Fluminense jogar, Mano Menezes deu algumas indicações de que manterá alguns aspectos, enquanto mudará outros.

“Com pequenas alterações, certamente teremos uma mudança de jeito de jogar. Ela não vai acontecer com uma ruptura muito grande, da noite pro dia. Com dois anos de trabalho, a ideia se fixa e ela se tornou vencedora, portanto fica na cabeça dos jogadores. Como no futebol as coisas são iminentes, as vezes as coisas passam a não funcionar tão bem. São os mesmos jogadores, a mesma ideia, mas muda, por que a cabeça do ser humano muda. Os comportamentos também mudam a partir de pensamentos diferentes. Eu acho que com pequenas alterações, vamos criar tranquilidade para os jogadores atravessarem esse momento.”

Mano Menezes/Fluminense FC

Maior desafio da sua carreira?

Perguntado se, pelo contexto de cobrança e momento vivido pelo clube, assumir o Fluminense seria o maior desafio da sua carreira, Mano analisou.

É bem comum que times campeões, em anos seguintes, tenham dificuldade. Você passa a ser referência, a ser estudado, você passa a ser o objetivo dos outros. É um desafio de dificuldade, mas nem preciso me estender aqui para dizer que acredito (numa melhora). Ao assinar com o Fluminense, já indico que acredito.”

Outras respostas

Qual o caminho para a melhora do Fluminense?

“Nós temos que recuperar essa condição (confiança). No momento de dificuldade, você precisa fazer algo mais simples, com menos chance de erro.”

Mudar Marcelo de posição o faria ter seu melhor futebol possível extraído?

“Não pensei ainda sobre o Marcelo, pois ele está fora, mas acho ele um jogador diferenciado, capaz de fazer mais funções. Penso que o treinador tem que fazer exatamente isso, tirar o melhor de cada um, e é isso que nós vamos fazer, cuidando para respeitar essas questões de individualidade que hoje você tem que gerir bem para evitar qualquer questão de relacionamento.”

Pretende manter aspectos do Diniz na forma do time jogar?

“A principal prioridade do time é fazer resultado. Tem muita coisa boa do Fluminense de Diniz que vamos manter. Talvez não vamos trazer tantos jogadores para próximo da construção da jogada, jogar um pouco mais direto, de forma que tenhamos um pouco mais de ambição imediata para chegar ao gol mais rápido.”

Pretende que o Fluminense contrate reforços?

“As questões de reforço são internas, não dá pra ficar discutindo isso abertamente porque temos um grupo. Se eu digo que eles tem qualidade, eu tenho que ser coerente com o que eu estou falando. Vamos tentar equilibrar com uma ideia um pouco mais tradicional de jogar. Eu não pretendo, a longo prazo, usar alguns jogadores na primeira linha defensiva, como Martinelli. Teremos eles na linha mais avançada, como meio campo.”

Contar com o apoio do torcedor será relevante para a melhoria do time?

“O futebol brasileiro como um todo é muito mandante. O fator local influencia muito a campanha de um time no Campeonato Brasileiro, pois você se sente mais confiante diante do seu torcedor. Nos momentos difíceis, essa confiança se perde um pouco, o que é normal. Não tem decreto nisso, não vou chegar aqui e decretar que o torcedor tem que apoiar, temos que fazer a nossa parte e voltar a ser um mandante forte, como deve ser.”

Além das respostas, Mano ainda revelou que o volante André já está recuperado de lesão e atuará normalmente diante do Internacional. Em tom jocoso, indicou que André “está garantido” e “a dúvida é pelos outros 10 titulares”.

Mano Menezes durante a sua apresentação no Fluminense (Lucas Merçon/Fluminense)

O confronto da décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro será a estreia de Mano Menezes pelo Fluminense. Certamente, um momento marcante para a sua carreira.

Leia mais:

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img